Nossa base de conhecimento

Perguntas e respostas para assuntos abordados frequentemente!

Dicas Importantes

Garantimos a você cliente um serviço de qualidade com maior rapidez e segurança, mais para que isso aconteça de verdade precisamos de sua ajuda! Sabemos que alguns problemas que ocorrem são causados por vírus e uma configuração ruím em seu PC, e isso pode diminuir e muito no desempenho de sua Internet. Vamos dar algumas dicas para manter seu computador sempre atualizado e sua Internet com um maior desempenho.

Atualize Seu Antivírus

Muita gente pensa que basta instalar um antivírus para o seu computador estar protegido, mas não é bem assim. É necessário atualizá-lo regularmente, do contrário, o antivírus não saberá da existência de vírus novos. Praticamente todos os antivírus disponíveis permitem configurar uma atualização automática. Além disso, use um antispyware com freqüência para tirar arquivos e programas maliciosos de seu computador. Uma boa opção é o Spybot. Assim como o antivírus, o antispyware também deve ser atualizado para que este conheça pragas novas. Alguns softwares antivirus , AVAST (recomendado), AVG, NORTON, PANDA, e MICROSOFT SECURITY ESSENTIALS,  etc...

Atualize seu sistema operacional

O Windows é o sistema operacional mais usado no mundo e quando uma falha de segurança é descoberta nele, uma série de pragas digitais são desenvolvidas para explorá-la. Por isso, vá em Iniciar / Windows Update e siga as orientações no site que abrir para atualizar seu sistema operacional. Fazer isso uma vez ao mês é suficiente para manter seu sistema operacional atualizado.

Cuidado com downloads

Se você usa programas de compartilhamento de arquivos, como Ares, ou costuma obter arquivos de sites especializados em downloads, fique atento ao que baixar. Ao término do download, verifique se o arquivo não possui alguma coisa estranha, por exemplo, mais de uma extensão (como cazuza.mp3.exe), tamanho muito pequeno ou informações de descrição suspeitas, pois muitos vírus e outras pragas se passam por arquivos de áudio, vídeo e outros para enganar o usuário. Além disso, sempre examine o arquivo baixado com um antivírus.

Windows Live Messenger, Google Talk, AIM, Yahoo! Messenger, entre outros

É comum encontrar vírus que exploram serviços de mensagens instantâneas, tais como o Windows Live Messenger (antigo MSN), AOL Instant Messenger(AIM), Yahoo! Messenger, entre outros. Essas pragas são capazes de, durante uma conversa com um contato, emitir mensagens automáticas que contém links para vírus ou outros programas maliciosos. Nessa situação, é natural que a parte que recebeu a mensagem pense que seu contato é que a enviou e clica no link com a maior boa vontade. Mesmo durante uma conversa, se receber um link que não estava esperando, pergunte ao contato se, de fato, ele o enviou. Se ele negar, não clique no link e avise-o de que seu computador pode estar com um vírus.

Finalizando

Se proteger do "mundo virtual" pode ser um pouco trabalhoso, mas é importante para evitar transtornos maiores. A maioria dos golpes e das "ciladas" pode ser evitada se o usuário estiver atento. Se você usa serviços de banco on-line, uma boa dica é, ao ser solicitada a senha, informe a senha errada ao menos uma vez, se o site lhe retornar dizendo que a senha esta incorreta, é sinal de que o site é verdadeiro. Além disso fique sempre atento aos endereços na barra de endereços do seu navegador. Observe se ele começa com "https", pois isso demonstra que o site tem assinatura digital reconhecida.

Guia Pratico de Uso da Internet